
O plágio é algo, também conhecido por “ctrl c, ctrl v” é o ato de copiar frases, textos, ideais e não dar os devidos direitos autorais para o autor. Seja parcial ou total, o plágio é crime, crime com penas, crime previsto pela lei.
“Crime de Violação aos Direitos Autorais no Art. 184 – Código Penal: Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa.”
Não é só isso, eu vou deixar aqui o link do Porta da Educação para aqueles que tiverem interesse de ver os demais parágrafos com relação a esse Art sobre o Crime de Plágio.
Eu sou escritora, estou nesse ramo da Literatura Digital e seus demasiados meios de publicação na internet há anos e infelizmente eu já fui plagiada não uma, não duas, mas diversas vezes. Já plagiaram meu livro, meus principais contos e o sentimento é horrível. Como se tudo o que demoramos dias, meses, anos para concluir fosse por água abaixo, como se ficássemos sem chão, e isso não serve apenas para a Literatura em si, mas para tudo. É importante ter em mente que por mais que pareça “exagerado” tem, sim, que recorrer à justiça, é o certo a se fazer.
Eu já escutei de autoras colegas minhas que “isso é normal, acontece, vamos fazer o quê?” Numa frase cheia de comodismo e desesperança. Mas estou aqui para falar que não, não podemos nos acomodar, PLÁGIO É CRIME e temos que lutar para combatê-lo.
Ninguém, absolutamente ninguém, deve passar por isso e ninguém deveria se sentir no direito de copiar coisas dos outros.
Mas também é de suma importância falar de uma conscientização para além do mundo literário, não adianta nos revoltarmos com o plágio e nós mesmo copiarmos coisinhas “bestas” para artigos científicos, trabalhos de escola/faculdade, dissertações, teses e monografias.
O que achamos que “ninguém vai notar” é a mais pura hipocrisia temos dentro de nós, é o trabalho de alguém, é a frase de alguém e é importante que ela seja exposta sim, mas dando os devidos direitos autorais para o verdadeiro criador.
Repito que: PLÁGIO É CRIME!
Não tenham medo de denunciar e fazer algo a respeito e, para aqueles que pertencem ao mundo criativo da literatura, seja ela erudita ou de massa, eu venho oferecer uma dica de segurança que talvez alguns ainda não conheçam: todas as obras literárias que vocês tenham, desde as fanfics mais clichês até as mais originais, contos, c^ronicas, livros, romances, artigos e tudo o que envolve a escrita, todas elas são obras de vocês, registrem! A Biblioteca Nacional está aí para isso, eu já registrei várias, tem um custo de 20 reais por história sejam elas de 2 páginas ou 2000, registrem porque para qualquer imprevisto infeliz vocês tenham como recorrer sem frustrações!
Vamos todos nos ajudar!
Links da pesquisa:
Portal da Educação, Crime de Plágio: https://www.portaleducacao.com.br/…/direito/o-crime-d…/50044
Biblioteca Nacional, Registro ou Averbação: https://www.bn.gov.br/…/direitos-auto…/registro-ou-averbacao
